Organização Internacional de Folclore e Artes Populares IOV WORLD, instala secção em Alagoas e elege sua primeira presidência

0
Foto: Cedida Sérgio Nascimento

A Organização Internacional de Folclore e Artes Popular (IOV – BRASIL), elegeu na noite de ontem (09) a primeira presidência da Organização em Alagoas. A solenidade de instalação da secção e eleição ocorreu de forma remota através do Google Meet com a participação dos 12 membros alagoanos já credenciados e da Diretoria nacional representada pelo Presidente Clerton Vieira.
A missão da IOV World é, preservar e promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural material e imaterial. A Organização que foi fundada na Áustria seu nome original é Internationale Organization Für Volkskunst atualmente é a maior sobre assunto no mundo e é vinculada a UNESCO.
“A IOV tem representação em Alagoas desde 2010 com alguns membros sem articulação. Na verdade, nós nunca tivemos ação da IOV em Alagoas assim como outros Estados, só a partir da articulação do Ricardo Camilo as atividades aceleraram fazendo com que a gente pudesse chegar na instalação da secção. ” Destacou Clerton Vieira, presidente nacional da Organização. “Agora sim a gente sente que a IOV Alagoas está ORGANIZADA. Existe uma organização, um grupo que está trabalhando para que isso vá a frente, o principal é que existem pessoas de vários segmentos da cultura isso faz com que o grupo seja mais participativo e democrático”, disse.
Em Alagoas os trabalhos para a criação da secção iniciaram há dois anos através da articulação do produtor cultural Ricardo Camilo dos Santos que entusiasmado com os trabalhos realizados pela Organização em todo o Brasil e fora dele resolveu iniciar a missão de valorização e salvaguarda das artes e da cultura popular.
“Lutamos bastante para criarmos essa secção. Agora nós temos uma Comissão da IOV Brasil em Alagoas, estamos muito felizes. A vitória foi em conjunto e não particular, então o trabalho será assim também. Estamos felizes e satisfeitos porque a partir de agora Alagoas com o potencial que tem na Cultura terá um grupo bastante articulado para trabalhar a valorização e salvaguarda, coisa nós merecíamos há muito tempo”, ressaltou Ricardo Camilo.Foram eleitos os para os seguintes cargos: Ricardo Camilo dos Santos – Presidente, Lailla Nayara Alves de Brito – Vice-Presidente, Edjane Gomes Pereira – Secretária Geral e Sergio Ricardo Nascimento – Tesoureiro, para o Conselho Fiscal: Katia Selaimen Dalpiaz, Elvis dos Santos Pereira e Jurandir Amadeu Gomes Pinto. Além da Mestra Vânia Oliveira que foi eleita Presidente de Honra.

Fonte: Focuarte

Jornalista João Lemos

 

Deixe um comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here