Cadastro para gestantes tem início nesta sexta (5)

0
cartão cria

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento (Seades) publicará nos próximos dias uma  portaria com as datas para cadastramento dos novos beneficiários do Cartão CRIA. Devido à alta demanda, gestantes e famílias com crianças de até 60 meses (5 anos) terão que seguir os prazos previstos para solicitação do cartão, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

As primeiras beneficiadas serão as gestantes, que a partir de amanhã (05), podem dirigir-se aos CRAS dos seus municípios levando as documentações exigidas: CPF, carteira de identidade, o Número de Identificação Social (NIS), comprovante de residência; caderneta da gestante ou encaminhamento da UBS, com o início do pré-natal. Crianças com síndrome congênita por Zika vírus também estão contempladas neste primeiro grupo.

As famílias que possuem crianças entre 0 e 2 anos de idade só devem procurar os CRAS a partir do dia 1º de abril. Por fim, serão cadastradas as crianças de até 5 anos, com data prevista para cadastramento a partir do dia 1º de maio. Além dos documentos pessoais, os responsáveis precisam levar o comprovante de residência e a certidão de nascimento ou RG da criança.

De acordo com a superintendente de avaliação e gestão da informação da Seades, Daniella  Gazzaneo, todas as famílias que vivem na pobreza e extrema pobreza em Alagoas, com gestantes ou crianças de até 60 meses serão cadastradas. “Inicialmente seriam contempladas apenas as gestantes, mas o Governo optou em ampliar o benefício, através do decreto que foi publicado dia 02 de fevereiro”, explicou.

Daniella Gazzaneo garantiu que todas as equipes de Secretarias de Assistência Social, dos 102 municípios alagoanos foram capacitadas para realizarem o cadastramento das famílias, e que que à medida que isso for ocorrendo, serão entregues os cartões e divulgadas as datas do começo do recebimento dos R$ 100,00 reais mensais.

O Cartão CRIA   é uma ação do Programa Criança Alagoana (CRIA), voltado aos cuidados com a primeira infância de Alagoas. Até o final de 2021, cerca de 180 mil famílias, que vivem na pobreza e extrema pobreza, serão beneficiadas e farão parte do maior programa de transferência de renda do Estado.

DATAS POR CATEGORIAS FAMILIAR

Gestantes: a partir do dia 05/02

Crianças com Zika vírus: A partir do dia 01/02

Crianças até 2 anos: A partir do dia 01/04

Crianças até 5 anos: A partir do dia 01/05

Fonte: Agência Alagoas

Deixe um comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here