Friday, August 12, 2022
HomeCulináriaBeiju: Alimento típico que compõe a culinária nordestina

Beiju: Alimento típico que compõe a culinária nordestina

A massa de mandioca é o ingrediente do beiju, alimento presente no café da manhã, lanche ou jantar de vários brasileiros, principalmente os nordestinos. Seu recheio pode ser salgado ou doce, oferecendo uma grande diversidade de opções. Os mais comuns são queijo, carne de sol ou frango desfiado, banana com canela e queijo com coco, por exemplo.

 

Por ser preparada de forma similar à tapioca, muitas vezes é confundida com a mesma, que é feita de goma de mandioca. Por isso, há uma confusão na distinção. Em alguns lugares, os termos tapioca e beiju são usados como sinônimos. Porém, na prática, são diferentes por causa do ingrediente básico. A única semelhança é o modo de preparo.

Além dos diversos sabores, o beiju também é uma opção saudável para o cardápio alimentar.

Ele não possui muitas calorias, sendo ótimo para dietas, e proporciona saciedade. A massa é extraída da mandioca, sendo uma fonte de minerais. Porém, por ser rica em carboidratos, pessoas diabéticas devem ficar atentas”, explica Elza Ferreira, coordenadora do curso de gastronomia da UNINASSAU Recife.

Com tantos benefícios para a saúde, o beiju foi a principal base alimentar brasileira durante o período de colonização.

Os tupis-guaranis foram os responsáveis por transformar a mandioca em algo comestível. Com a chegada dos portugueses e eles trocando o pão por essa iguaria, o tornando tão presente nas refeições, a massa e a goma foram apresentadas para outros povos indígenas e se espalhou pelo Brasil. Era, inclusive, a alimentação dos escravos. Fez tanto sucesso entre a população que, atualmente, é vista como um símbolo da culinária nordestina”, destaca Elza.

 

O preparo do beiju é bem simples. Ao comprar a massa de mandioca pronta, basta adicionar um pouco de sal e espalhá-la pela frigideira. Quando estiver unida, é o momento de colocar o recheio e fechá-la, aguardando mais um pouco, mas não muito para evitar queimar. Há também a opção rendada. Para isso, é preciso forrar o fundo da frigideira antiaderente com queijo coalho ralado e seguir o restante das instruções.

Em 2006, o beiju e a tapioca receberam o título de Patrimônio Imaterial e Cultural da Cidade pelo Conselho de Preservação do Sítio Histórico de Olinda. Inclusive, é nessa cidade, no Alto da Sé, que é possível encontrar a versão mais tradicional da comida.

Fonte: Sabor a Vida

Polyana Silva
Polyana Silvahttp://penedoemfoco.com.br
Técnica em Administração Graduada em Sistemas de Informação
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock