Tuesday, August 9, 2022
HomeCulturaCom atrações locais e nacionais, 3º Festival da Cultura Nerd deve reunir...

Com atrações locais e nacionais, 3º Festival da Cultura Nerd deve reunir cerca de 30 mil jovens em Maceió nos dias 9 e 10 de julho

Com muito RPG, K-pop, cosplay e games, a terceira edição do Festival da Cultura Nerd irá acontecer neste final de semana, nos dias 9 e 10 de julho, na Praça Multieventos. Este ano, o evento terá um gostinho especial, pois desde a semana passada, por lei, todo segundo domingo de julho será comemorado o Dia Estadual da Cultura Nerd.


Entre os livros, animes e o universo virtual, além das arenas já tradicionais para os nerd alagoanos, a edição também trará novos espaços e atrações nacionais que irão movimentar o cenário nerd.
Com o crescimento dos fãs de cultura pop em Alagoas, o presidente da Associação Alagoana da Cultura Nerd, Jefferson Diniz, explica que são eventos como o festival e parceiros que acreditam no segmento que fazem com que as belezas do universo nerd sejam propagadas.
“Em Alagoas, temos 7 associações e 13 segmentos que compõem o cenário nerd. Aos poucos, estamos tendo a garantia de direitos voltados à leis, tanto municipais quanto estaduais, como o Dia da Cultura Nerd, aprovados em diversas cidades e também no Estado. Por fim, a participação de empresas da cultura nerd, que sempre estiveram conosco, incentivam esse crescimento”, diz ele.
Empolgado com o evento, Carlos Gabriel conta que acompanhou os festivais passados e está ansioso para essa terceira edição.
“Estou muito ansioso, estava acompanhando as atrações deste ano e me empolguei bastante, estou planejando fazer cosplay de um personagem de anime, já que o evento estará repleto de outros cosplayers e fãs. Além disso, ter uma visibilidade para esse meio de entretenimento é algo fundamental. Nos últimos anos, a cultura nerd vem ganhando bastante destaque e, assim, ter eventos para este público é uma forma bastante criativa e incentivadora para os adoradores dessa cultura”, disse ele.
A terceira edição do Festival da Cultura Nerd, de acordo com Jefferson Diniz, tem a expectativa de receber 30 mil jovens, que virão a Maceió nas diversas caravanas confirmadas, não só de Alagoas, mas de outros estados.
“A participação de atrações nacionais também nos deu a sensação de que o evento evoluiu bastante e continuará crescendo, se tornando uma programação para nerds do Brasil. Além disso, também teremos diversas novas arenas, como arena kids, castelo Swordplay, animekê e bandas temáticas em ambos os dias e arenas de parceiros, como Piticas Experience, Leitura, Veloo, KNN e muito mais”, contou o presidente da Associação Alagoana da Cultura Nerd.
PREPARO E ORGANIZAÇÃO
Com tantas atrações e acontecimentos durante o evento, os nerds alagoanos se preparam com antecedência para aproveitar o festival. Wesley Honorato é cosplay do personagem Thor e conta que a preparação para o evento está bem corrida.
“São novas roupas e armaduras, correndo atrás de tecido, material, confeccionando tudo. Muita gente acha que já vem tudo pronto, mas é tudo feito com muito cuidado, pegando todos os detalhes possíveis e preparando da melhor forma. Sempre antes dos eventos tem toda essa preparação”, explicou ele.
“Além disso, ainda tem a interpretação, pois temos de pegar e imaginar a personalidade do personagem e criar um roteiro que combine com ele. Assim, fazemos uma apresentação fiel ao personagem, as falas/áudio e todos os efeitos sonoros, além de pensar em alguns efeitos visuais que dê para fazer também, ensaiar e, na hora, torcer para nada dar errado, pois, diferente de apresentar para uma câmera, que os erros são cortados, na hora da apresentação não tem corte, se der errado é bola pra frente e continua com a apresentação”, completou Wesley.
Já Ana Beatriz Liberal está se preparando para viver intensamente os shows, apresentações e as novas amizades que o evento proporciona.
“Eu gosto, particularmente, dos shows e das apresentações, adoro os cosplayers, inclusive já fiz uns. Gostaria de fazer mais”, revela. “As competições de kpoppers são maravilhosas e é muito legal ver como está crescendo. O ambiente conecta e é propício para a pessoa fazer novas amizades”, disse ela.
PAIXÃO DE INFÂNCIA
Passando de geração para geração, a cultura nerd se mantém viva através da paixão pelos animes, filmes, músicas, séries e jogos clássicos que movimentam o segmento.
Para muitos nerds alagoanos, a paixão pela cultura surgiu na infância, por influência de parentes ou até mesmo por influência da mídia da época. A streamer Ana Beatriz Liberal diz que cresceu rodeada por essa cultura.
“A cultura nerd me remete muito a minha infância, me traz muita nostalgia, quando criança eu jogava muito com minha mãe joguinhos como Mario Bros. Assisti muitos filmes, desenhos animados e animes, principalmente na falecida TV Globinho, mas, posteriormente, apareceram hobbies em livros nerds e séries desse universo, então, cada vez mais, venho consumindo e mergulhando nesse universo”, contou ela.
O mesmo aconteceu com Carlos Gabriel, que teve seu primeiro contato com a cultura nerd por meio do pai e, hoje, não vive mais sem consumir o conteúdo.
“Desde a Infância fui apresentado a este mundo, sob influência do meu pai, que também gostava. Antes era mais voltado aos heróis, mas com o passar do tempo fui abrangendo mais os interesses”, relembrou ele.
Já para Wesley Honorato, a paixão surgiu durante a adolescência, quando assistiu o seu primeiro anime em japonês.
“Quando eu tinha aproximadamente uns 14, 15 anos, assistia Naruto Clássico, que foi o primeiro anime que comecei a assistir realmente em Japonês, mas legendado. Depois comecei a adentrar nessa cultura”, conta ele.
“Quando fui para um evento pela primeira vez, para sentir a sensação do local e ver como era e ver também algumas pessoas de Cosplay, eu quis interpretar alguns personagens que gosto também. Na época, eu era modelo de uma agência na época e queria sentir essa nova experiência de interpretar outros personagens, gostei bastante e terminei me tornando também um Cosplayer/Cosmaker”, relembrou.
Fonte: Gazeta de Alagoas

Polyana Silva
Polyana Silvahttp://penedoemfoco.com.br
Técnica em Administração Graduada em Sistemas de Informação
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock