Friday, August 12, 2022
HomeEsportesCom Brasil em busca do hexa, traumática derrota contra a Itália na...

Com Brasil em busca do hexa, traumática derrota contra a Itália na Copa de 1982 completa 40 anos

Na história das Copas do Mundo, o Brasil teve duas grandes decepções quando recebeu o evento: perdeu a final de 1950 para o Uruguai por 2 a 1, no Maracanã, e foi goleado pela Alemanha por 7 a 1 na semifinal de 2014, no Mineirão. Porém, para muitos a derrota mais doída da Seleção Brasileira até hoje é uma partida que valia a liderança de um triangular na segunda fase e uma vaga na semifinal do Mundial de 1982: a famosa “Tragédia do Sarriá”.

Há 40 anos, no dia 5 de julho de 1982, a Seleção Brasileira comandada pelo técnico Telê Santana, que encantava a todos, foi derrotada de forma inesperada por 3 a 2 para uma Itália desacreditada, que não empolgava até aquele momento na competição, no estádio Sarriá, em Barcelona. Um time cheio de craques como Zico, Sócrates, Toninho Cerezo e Paulo Roberto Falcão – para falar só de alguns – era eliminado precocemente, gerando grande comoção no Brasil e no resto do mundo.

Dali em diante, a Itália de Paolo Rossi – o autor dos três gols contra o Brasil – ganhou a confiança que precisava e foi a campeã do mundo, batendo a Alemanha Ocidental na decisão. Aos brasileiros restou chorarem a derrota e o sonho do tetracampeonato mundial, que não vinha há 12 anos na época, só aconteceu 12 anos depois com a conquista na Copa realizada nos Estados Unidos por um time que, para muitos críticos, jogava exatamente o contrário da equipe de Telê Santana.

Foto: Acervo/Gazeta Press

Depois do tetra, a Seleção Brasileira foi protagonista nas Copas seguintes com o vice em 1998, na França, e a conquista do penta em 2002, na Coreia do Sul e no Japão. Novos craques surgiram como Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e Kaká, mas o jejum atual, de 20 anos, já é quase o mesmo enfrentado até a quarta taça mundial.

Para evitar um tempo maior na fila, o Brasil de Tite, que vai para sua segunda Copa seguida – como fez Telê Santana em 1982 e 1986 -, buscou uma inspiração do time mágico de 40 anos atrás na luta pelo hexa. Em janeiro passado, o ex-lateral esquerdo Júnior revelou que o treinador o procurou para fazer parte da comissão técnica no Catar. Por conta dos compromissos com a TV Globo, onde trabalha como comentarista há 20 anos, o ex-jogador declinou do convite.

O post Com Brasil em busca do hexa, traumática derrota contra a Itália na Copa de 1982 completa 40 anos apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock